segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é Moral?

1. Considerando a lênda do anel de Giges o que você faria se pudesse se tornar invisível?
Se possivel, salvar varias pessoas, livra-las do mal e nao fazer como diz a lenda, transformar o poder útiu para o mal .

2. Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".


3. Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades pssando da heteronomia para a autonomia?


4. Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?


5. Comente sobre a proposção: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens form praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).


6- O mito grego de Narcíso retrata um personagem que morre enamorado pela própria imagem refletida na água. Narciso não consegue superar o egoismo de seus sentimentos... É possível construir uma moralidade ou eticidade com base num comportamento narcísico? Sim, não... Por quê?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os Valores...

O que são os valores?
R:Valores são coisas que você preza e dá valor.
De onde vem os valores?
R:Dos humanos.
O que significa dizer que a não indiferença é a caracteristica do valor?
R:Significa que nao existe diferenças sociais para conseguir um valor de bom ou ruim.
O homem por natureza é bom ou ruim?
R:Bom

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Desafios Jovens 2'

Métas: Criar uma agenda de estudos, para que possamos realizar seus trabalhos diarios, que todos os jovens devem fazer . Ou Buscar a si mesmo os seus deveres de jovens, sem exagero e com responsabilidade .

Desafios Jovens










POR QUALQUER ângulo que se aproxime do tema, qualquer que seja o nó que se tente desfazer, constata-se que, para vencer os grandes desafios que terá no século XXI, o Brasil deverá mudar radicalmente sua postura - colocar a questão ambiental no início e no centro de todas as políticas, para que ela perpasse todas as concepções e todas as ações. Se não for assim, caminhará de precariedade em precariedade, retornará sempre a um ponto de partida cada vez mais complexo e grave.



Pode-se começar pelo desafio que está sendo considerado o mais grave e imediato de todos - superar os constrangimentos nas contas externas do país. Para isso, teríamos de dobrar as exportações, de modo a obter um saldo comercial que nos permitisse suportar as contas deficitárias de juros, remessa de lucros, royalties, assistência técnica, viagens etc.



Mas a prática está mostrando um quadro bem diferente. Partiu-se da previsão de um saldo comercial de US$ 10 bilhões, que foi minguando. E já se admite até a possibilidade de déficit comercial em 2000.



Não é exatamente surpresa. Desde os primeiros anos da década de 90, seguidos diagnósticos têm apontado a falta estrutural de competitividade das exportações brasileiras. Essencialmente, por falta de inovação tecnológica real. Para compensar, recorre-se à apropriação de fatores ambientais, como se fossem financeiros. E à mão-de-obra barata, aos salários reais deprimidos. É o que diz, por exemplo, o Relatório do Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 1996).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sociedade: o Futuro tem História?

1-)Em Aristóteles, como a democracia poderia ser melhorada, tornando o governo da cidade mais justo?

R- O governo é justo quando realiza a distribuição das rendas e promove os individuos




~~//~~

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o

1- Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego.

2- Expressar opiniao popular

3- Viver integralmente para a política, administrando o espaço e os conflitos.

4- Promever a justiça na Sociedade, resolvendo conflitos através da palavra, e não através de porrada.

5- De acordo com os sofistas, valorizar os comerciantes e desvalorizar os cidadões.
De acordo com o Platão, priorizar a reflexão filosófica, assim tendo bons políticas, o que ele julga ser essencial para ter a cidade ideal, servindo de exemplos para as outras.
De acordo com o Aristóteles, as pessoas pertecem à política. Estabeleceu três formas de governo: monarquia, aristocracia e politéia. Também que para essas três formas boas existem três formas degeneradas que são a tirania, a oligarquia, e democracia.

6- De acordo com Platão, não vender conhecimento.
De acordo com Aristóteles, a ética esta entrelaçada na política, sendo ela nescessária para o governo funcionar devidamente.
É justamente os legisladores que vão elaborar leis para a participação dos povos,
tanto os legisladores gregos como a democracia tem a...(DEPOIS TERMINO)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Virtudes Aristotelicas

PROFESSOR, DESCULPAS O BLOG FECHOU PORQUE FUI ABRIR UM COMENTARIO QUE TINHA UMA PALAVRA QUE O BLOCK FREE FECHOU TODAS AS PAGINAS QUANDO EU ESTAVA TERMINANDO!!!